História

[ 1987 – 1992 ] Ilma Nair, fundadora da Ética Informações de Engenharia, trabalhava como engenheira orçamentista em uma empresa de Construção Civil executando obras civis em todos os ramos. Não passou muito tempo para que, através de suas habilidades e competências, se tornasse gerente de orçamento. Neste período existia um déficit muito grande na área de custo de obras, principalmente no campo de licitações públicas, onde começou, em suas horas vagas e finais de semana, trabalhar em projetos paralelos.

Sempre ao lado de grandes profissionais que acabaram se tornando amigos, as oportunidades começaram a surgir. Foi quando um grande amigo e um dos melhores profissionais na área de custos da época, o Engenheiro Civil Jurandir Santos Alves da Silva, incentivou a abertura de uma empresa no ramo de custos e orçamentos para ampliar o atendimento e suprir este mercado.

Inspirada na revista que já existia no mercado: “Informador das Construções”, primeiro veio a ideia de lançar um boletim ou revista sobre Engenharia, e nele, divulgar todo conhecimento, experiência e informações sobre este mercado que tanto ama e em especial sobre custos e orçamentos onde se especializou.

Após pesquisas e ter uma visão deste mercado promissor, ela decidiu se tornar uma  empreendedora. E para começar veio a busca pelo nome da empresa, e, mais uma vez, seu amigo Engenheiro Jurandir Silva a presenteou com o nome Ética, As palavras que ele disse a ela foram: “_Todos orçamentos exigem muito sigilo, dedicação, sinceridade e tudo resume em uma palavra: ética, e é algo que sempre esteve presente no seu currículo profissional”, Este é o nome.
A partir daí os insights ficaram latentes e somou-se ao nome Ética, a palavra Engenharia, foco da atuação dos projetos e Informações porque além do sonho inicial de levar informações através de boletins e revistas de engenharia, condiz com o objetivo da entrega dos serviços prestados, que seriam orçamentos, planejamento, controle e fiscalização de obras.

[ 1993 ] Em fevereiro, nasceu então uma empresa pioneira em consultoria de apoio à Engenharia Civil com trabalhos de custos e orçamento, Como muitas empresas nesta época, crises vieram, mas o nome na praça, a qualidade e a procura continuavam, Sempre focada nos valores que norteiam a empresa, a Ética sempre manteve sua linha de trabalho, seu escritório próprio, e é conhecida como uma grande escola de aprendizado para muitos profissionais que atuam no mercado.

Ética, por duas vez, foi reconhecida como a empresa do ano pelo CREA-MG.
Sinônimo de uma empresa que entrega tudo aquilo que compromete.

[ 2013 ] Neste ano foi integrada à equipe uma estudante de engenharia, Fernanda Fernandes Víctor de Souza, com qualidades e potencial condizentes com a essência da empresa, e através de suas entregas se mostrou uma sucessora de excelência e se tornou sócia.

Sua fundadora conhecida no mercado por Ilma da Ética, teve seu sobrenome alinhado com os valores que carrega na empresa e que agora sucedeu à sua nova sócia Fernanda da Ética, que continuará construindo o legado desta empresa.

Enfim a história da Ética continuará como sempre foi, escrita com muito amor, trabalho, dedicação, sigilo e acima de tudo Ética.